Na manhã desta sexta-feira (20.set), o Brasil assistiu ao primeiro voo de um “carro voador” no país. A aeronave do tipo eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical), modelo EH216-S, realizou o voo experimental na cidade de Quadra, a 160 km de Jaú, interior de São Paulo.
A GoHobby, responsável pelo evento, recebeu a Autorização de Voo Experimental da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar o teste. O eVTOL decolou por volta das 11h30 do Aeroquadra, um aeroclube localizado em Quadra, e sobrevoou a região a aproximadamente 40 metros de altitude. O voo, que durou cerca de cinco minutos, foi sem passageiro e totalmente controlado a partir do solo por um sistema inteligente de comando e controle.
A aeronave EH216-S, avaliada em US$ 600 mil (aproximadamente R$ 3,4 milhões), pode transportar até duas pessoas, com uma carga útil de até 220 quilos. Seu alcance é de cerca de 30 quilômetros, e a velocidade máxima chega a 130 km/h. Equipado com 12 baterias independentes e 16 motores, o “carro voador” não precisa de um piloto a bordo, sendo operado remotamente, o que permite ao piloto planejar, comandar e monitorar o voo em tempo real.
Postar um comentário